sábado, 26 de junho de 2010

FESTA DE SANTO AMADOR


Afinal sempre vamos ter Festa, vai ser nos dias 6, 7, 8 e 9 de Agosto, e como me tinha disponibilizado a ajudar, este é o meu primeiro contributo, ajudar na divulgação, espero que você marque presença porque eu não vou faltar (se Deus quiser).
Deixo-lhe uma foto da Comissão de Festas de 1992/93, quando a malta ainda não tinha necessidade de recorrer às dietas.

SABADO TEMOS MARCHAS


Sábado vamos ter desfile de marchas na praça de touros de Amareleja, é pena a data não permitir que todas as pessoas assistam ao desfile, porque embora ainda não tenha visto nenhum Edital parece-me que sensivelmente à mesma hora irá decorrer na Junta de Freguesia de Amareleja mais uma Assembleia de Freguesia.
Sendo assim uns por obrigação e outros por opção terão de decidir em que local irão marcar presença.
Eu ainda não decidi, mas se Deus quiser vou ao que achar mais importante.

sábado, 19 de junho de 2010

ACHO QUE NÃO VAI FECHAR

Escola Primaria de Santo Amador

      Foi nesta Escola que eu aprendi a ler, era triste para mim, para todos os que ali aprenderam a ler, para a Aldeia, e principalmente para aqueles que hoje e amanhã ali pensam aprender.
Segundo as palavras de alguns Políticos, o encerramento das Escolas não será feito se não houver acordo com as respectivas Câmaras.
Segundo informação retirada de um blogue amigo parece que a Câmara Municipal de Moura não concorda com o encerramento da nossa Escola.
Se eu ouvi bem as palavras, de pessoas com responsabilidade no Governo, e se não houver retrocesso em relação às palavras a nossa Escola continuará aberta.

Pode em seguida ler a Moção aprovada em reunião de Câmara


MOÇÃO DA CAMARA MUNICIPAL DE MOURA

Considerando que o encerramento das Escolas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico é, na nossa óptica, um processo que ao acontecer com base nos critérios apresentados pelo governo, em nada contribuirá para o sucesso educativo das crianças, o encerrar escolas com menos de 21 alunos, apenas e só com base neste critério, é apenas uma forma de diminuir custo na educação sem olhar à especificidade local e individual.
As Freguesias Rurais, e em particular no Alentejo, debatem-se há muito com o problema de isolamento e desertificação, todos os esforços por parte das Autarquias para rumar contra esta situação são postas em causa com esta medida.

Encerrar escolas que têm claramente condições para o processo de ensino-aprendizagem, sendo estas o centro de muitas actividades culturais das Aldeias, que reúnem condições muito mais satisfatórias para o ensino individualizado e ao mesmo tempo desenvolvem a sua acção numa politica de proximidade com o meio, tendo estas crianças, na maioria dos casos, familiares que as acompanham diariamente no seu dia a dia, facto que possibilita não necessitarem de ter refeições fora do seu seio familiar, é uma verdadeira afronta ao respeito pela criança, famílias e comunidade em geral.

Considerando que a escola do nosso Concelho, sinalizada para possível encerramento, apenas e só por se encontrar com menos do limite de alunos que o Governo estabeleceu como critério (21 alunos) tendo como base razões "meramente pedagógicas", não poderemos aceitar que se não levem em conta todos os outros factores, muito mais importantes, que não apenas o número de alunos por turma.

Assim sendo, queremos salientar que

1- A escola de Santo Amador tem actualmente 18 crianças a frequentar o 1º Ciclo e 11 a frequentar o Pré-Escolar. Existe nesta escola uma professora de 1º ciclo, uma Educadora de Infância e 2 auxiliares de Acção Educativa. A relação entre estes dois níveis de ensino não poderão ficar esquecidas, embora o pré-escolar não seja escolaridade obrigatória.

2- Esta Escola sofreu obras de requalificação em 2006 (no valor de 111.370,90 euros), ficando esta com todas as condições para uma boa prática pedagógica ao mesmo tempo que se dotou a Freguesia de mais estruturas de cultura e desporto (campo de jogos, pequeno ginásio e pólo da biblioteca)

3- A escola tem espaços interiores e exteriores que possibilitam a realização de todas as actividades que actualmente se realizam nas escolas, foi igualmente feito a renovação de todo o mobiliário, material pedagógico e informático no valor de 10.155.00 euros.
CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA

4- De salientar que o pólo da Biblioteca apresenta números de requisição, visita e participação em actividades dos mais elevados no concelho.

5- A Carta Educativa do Concelho não contempla o encerramento de escolas do 1º Ciclo mas sim a sua requalificação, programada faseadamente e que está em curso desde 2006.

6- Que o encerramento desta escola trará, além de um agravar na qualidade da educação destas crianças, uma pior qualidade de vida para elas e suas famílias bem como terá um impacto negativo em toda a comunidade.

7- Não existem registo de abandono ou insucesso escolar nesta escola.

8- Não está claro à partida qual o destino destes alunos, as condições da escola que os irá receber bem como as condições de transporte e refeições a que teriam que ficar submetidos.

Posto isto, a Câmara Municipal de Moura reunida em 16 de Junho de 2010 delibera:

- Manifestar a sua clara oposição ao encerramento de escolas com base em critérios pouco claros, concretamente no caso da escola do 1º Ciclo de Santo Amador.

- Manifestar a sua solidariedade com pais, encarregados de educação, comunidade educativa e população em geral.

Moura, 16 de Junho de 2010.

O Presidente da Câmara


José Maria Prazeres Pós-de-Mina"