sábado, 27 de março de 2010

A PASCOA EM AMARELEJA


Click na imagem para ampliar

Na Amareleja, sempre foi uma tradição as pessoas irem passar o dia para o campo, só que para locais diferentes, uns para aqui outros para ali, não havia uma concentração muito grande de pessoas num determinado local.

Um ano, um grupo de amigos teve a brilhante ideia de tentar juntar o máximo de pessoas no Baldio, os Cavalos foram um bom pretexto, e lá conseguiram juntar muita gente no Baldio, repetindo-se nos anos seguintes, e cada vez com mais gente a aderir.

Pensando em aumentar a aderência e melhorar as condições, pensaram em mudar de sítio, entre os possíveis decidiu-se optar pela Herdade dos Gizes, e que para mim era o sítio perfeito, zona plana, boas sombras, fácil acesso, tendo só o contra de ficar um bocado distante da Amareleja, e no regresso os Cavaleiros regressavam com as suas montadas pela estrada, que de noite albergava alguns perigos, e era um terreno particular. O antigo proprietário teve uma abertura total e permitiu que a Romaria, como passou a ser chamada permanecesse lá alguns anos. Foi durante esses anos que a Associação Equestre de Amareleja foi legalmente constituída, e passando a ser a responsável pela organização do evento. Por opção dos proprietários a herdade foi vendida, o novo proprietário é um Sr. de Nacionalidade Espanhola, ainda fizemos lá um ano a Romaria, depois por falta de autorização deixou de ser ali, mudou-se para a Herdade das Tapadas, um bom local, mas não era a mesma coisa, penso que os anos ouro da Romaria foram nos Gizes. Até que se regressou novamente ao Baldio e por lá ficou até hoje.

E já lá vão onze ou doze anos, não podendo deixar de referir que todo este evento é suportado pela Associação Equestre de Amareleja, que embora por vezes muito criticada lá vai conseguindo manter o que já se pode considerar uma tradição. Penso que foi desde 1998 ou 1999.

Sem comentários: